Ler +


Nome do livro: “Uma luta pela vida”
Nome da autora: Fernanda Serrano
Editora: Correio da Manhã


Biografia

Fernanda Serrano nasceu a 15 de Novembro de 1973 e é do signo de escorpião. Cresceu na Margem Sul do Tejo, Monte da Caparica.
 Desde muito jovem demonstrava talento para as artes de representação, andava na Escola Secundária do Monte da Caparica onde fez parte de uma banda de Rock, o grupo chamava-se Game Over.
 Aos 14 anos já era notada como a rapariga mais gira da turma, concorreu a um concurso de beleza e foi eleita aos 15 anos como miss escola. Aos 21 anos entrou no mundo da moda.
 Em 1996, Fernanda Serrano teve a 1ª experiência na televisão, num programa com Alexandra Lencastre na RTP1, a partir daí nunca mais parou, trabalhou em todos os canais de televisão.
 Em Novembro de 2003, Fernanda Serrano participa na novela “Queridas feras” onde ela veste a pele de uma mulher com cancro. Na altura houve muita polémica, pois ela rapou o cabelo de verdade; nem sonhava que em menos de 5 anos iria viver essa experiência de verdade.
 No dia 28 de Agosto de 2004, casa-se com Pedro Ramos na Aldeia do Meco. Na lua de mel vão para a Tailândia. Tempos depois, Fernanda tem o primeiro filho, deram-lhe o nome de Santiago. Dois anos depois nasceu uma menina a que deram o nome de Laura.
 Depois da felicidade vem a angústia e o medo porque é durante a maternidade que Fernanda descobre um nódulo no peito, dois meses depois Fernanda faz uma mamografia e em seguida uma biopsia. Confirmava-se que tinha cancro na mama, nessa altura ficou desfeita e revoltada, pois, não havia nada a fazer, só havia uma hipótese operar para extrair o tumor.
 De seguida veio a batalha mais dolorosa, os tratamentos da Quimioterapia. Fernanda rapou o cabelo, mesmo assim arranjou-se da maneira a sentir-se bem consigo própria. 
A Quimioterapia prolongou-se por 9 meses. Meses depois Fernanda Serrano anunciou em público que o tratamento tinha acabado e estava curada: “ Venci o cancro” – disse ela orgulhosa e vitoriosa

Leitura

Tema da obra: Uma luta travada contra o cancro da mama.
Escolha do livro: Escolhi este livro por ser uma história verídica, que relata o sofrimento de uma mulher que sofre desta doença.

A capa: A capa é branca com a fotografia da autora após o corte de cabelo. Apresenta uma barra em azul com o titulo destacado em letras brancas grandes. É uma capa simples que reflete tudo. A capa referencia a imagem de uma mulher bonita e lutadora.

Resumo: Esta é a história verídica de uma atriz muito famosa e conhecida de todos nós, Fernando Serrano. A acção decorre entre 1973, o nascimento de Fernanda Serrano, e 2008. É uma história de uma figura pública. No decorrer da história, Fernanda fala um pouco da sua vida profissional, do seu casamento com Pedro Ramos e do nascimento dos seus filhos e, por fim, da batalha contra o cancro da mama e de como venceu essa luta. Fernanda Serrano, com este livro soube mostrar a força e a coragem que tem. A determinação em nunca desistir. Ela é uma mulher bonita, feliz, realizada profissionalmente.

Escolha de uma passagem do livro: “Os filhos eram fortes, âncoras que aprendiam a vida, mas era o médico que lhe dava confiança a acreditar que a cura era possível”.

Aspetos que mais me agradaram: O que me agradou na leitura deste livro foi a determinação, a coragem e a luta pela vida que a autora teve para vencer a doença. Estas são as razões pelas quais aconselho a leitura do livro.
Antonieta Dourado, Grupo AG4