terça-feira, 14 de junho de 2011

Caderneta Individual de Competências

Desde o passado dia 25 de Maio que está disponível a Caderneta Individual de Competências, um dos instrumentos criados no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações.

Esta caderneta (aprovada pela Portaria n.º 475/2010, de 8 de Julho), possibilita a consulta por parte do adulto, das competências obtidas ou desenvolvidas ao longo da sua vida em formações integradas no Catálogo Nacional de Qualificações ou outras acções de formação.

O principal objectivo da Caderneta Individual de Competências é tornar mais clara e eficaz a apresentação dessa informação, sobretudo junto das entidades empregadoras que assim poderão fazer uma avaliação mais imediata das competências dos candidatos a postos de trabalho. Permite ainda que os adultos possam, através da sua consulta, verificar onde pretendem ou necessitam apostar em termos de qualificação.

Todos os adultos terão a possibilidade de aceder à sua própria Caderneta registando-se em http://www.cadernetadecompetencias.gov.pt/:




O registo segue os procedimentos utilizados na abertura de uma conta de e-mail. Para os detentores do cartão de cidadão a autenticação poderá, em alternativa, ser efectuada com recurso a este documento. Ao aceder a esta página cada candidato tem a possibilidade de imprimir e assinar o documento.

A Caderneta Individual de Competências ainda que facultativa, é um documento oficial, pessoal e intransmissível. Embora esta Caderneta permita comprovar a aquisição de competências e a conclusão de formações, não substitui respectivos os certificados.

Sem comentários: