quarta-feira, 1 de abril de 2009

Processo RVCC

O Processo de RVCC é uma das ofertas educativas formativas existentes, para o qual são encaminhados adultos que apresentem um percurso de vida rico e diversidade em termos de experiências pessoais, sociais e profissionais e que tenham como objectivo a certificação escolar. O trabalho desenvolvido no âmbito do reconhecimento de competências é estruturado em torno de três eixos de Intervenção:
  • Reconhecimento – através de um processo de análise e reflexão o adulto, com o apoio da equipa, identifica as competências adquiridas ao longo da vida.
  • Validação – acto formal realizado pelo Centro, assente num conjunto de actividades que visam apoiar o adulto no processo de avaliação das suas competências nas áreas de competências-chave perante um júri de avaliação, constituído pelos formadores das áreas, pelo profissional que acompanhou o adulto no processo de reconhecimento de competências e por um avaliador externo, acreditado pela ANQ.
  • Certificação - confirmação oficial e formal das competências e das qualificações adquiridas pelo adulto através da formação e/ou das experiências identificadas na fase de reconhecimento.

Carina Dias - Profissional RVC

Sem comentários: